Área de Teleducação

A Teleducação é um dos serviços disponibilizados pelo Telessaúde/ES, sendo uma importante estratégia de educação permanente baseada nas Tecnologias de Comunicação e Informação. Visa, com isso, ao fortalecimento da qualidade da Atenção Primária à Saúde no Estado do Espírito Santo. Além disso, oferece produtos como Webpalestras, Cursos autoinstrucionais, TeleEduca (materiais educativos), Webdrops e Biblioteca virtual, objetivando a troca de experiências, compartilhamento de informações e de conhecimentos. Acessem os nossos produtos e sejam bem-vindos à Teleducação!

Pedimos que todas as dúvidas referentes a teleducação sejam encaminhadas para tele.educacao@hucam.edu.br ou através do telefone (27) 3335-7104.

Teleducação


O Web-Curso Autoinstrucional é um curso com metodologia modelada para que você consiga fazer autogestão de sua aprendizagem. Um dos objetivos dos webcursos do Telessaúde ES é fortalecer o conhecimento e a capacitação dos profissionais de saúde na Atenção Primária através da educação permanente, visando aprimorar e atualizar os conhecimentos para a resolução nos atendimentos da rotina no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

A Biblioteca Virtual do Telessaúde ES constitui num espaço de compartilhamento de informações contidas em materiais oficiais publicados pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, além de publicações científicas. São cartilhas, diretrizes, manuais, cadernos, panfletos, protocolos, guias, entre outros, com conteúdos de diversas áreas da saúde que permeiam a APS.

A webpalestra é um sistema síncrono colaborativo para palestras e treinamentos e possibilita espaços para trocas de experiências e conhecimentos. As webpalestras ofertadas pelo Telessaúde ES contemplam diversos temas em áreas prioritárias, tais como: Saúde Mental, Saúde da Criança e Adolescente, Saúde bucal, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Vigilância em Saúde, entre outras. Esses temas são planejados de acordo com a demanda dos profissionais, identificada por meio dos temas que se destacam no serviço de teleconsultoria, ou por solicitação direta à equipe de Teleducação. As palestras são ministradas por especialistas da área temática e, muitas vezes, acompanhadas pelas referências técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. As webpalestras são gravadas e os vídeos são disponibilizados pelo site do Telessaúde para o acesso offline.

O TeleEduca é um produto desenvolvido pela equipe de Teleducação do Telessaúde ES baseado na elaboração de materiais educativos digitais. Esses materiais poderão ser impressos e direcionados aos profissionais de saúde, tornando-se fonte segura, rápida e objetiva de conteúdos importantes ao cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Além disso, o teleduca oferece folderes direcionados aos usuários para servirem de apoio aos profisisonais de saúde no desenvolvimento de atividades educativas, individual e/ou coletiva.

As webdrops são vídeos educativos de curta duração desenvolvidos pela equipe de Teleducação do Telessaúde/ES. Contêm conteúdos importantes para o cotidiano da APS ou respostas às dúvidas mais frequentes dos profissionais de saúde.

A Segunda Opinião Formativa (SOF) é uma fonte de informação sobre temas importantes da Atenção Primária à Saúde (APS), publicada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Sua estrutura é composta de perguntas originadas das teleconsultorias e respostas baseadas em boa evidência científica, com possibilidade de responder a dúvidas e necessidades de outros trabalhadores da saúde, com o objetivo de ampliar a capacidade resolutiva em casos ou situações semelhantes. As SOF aqui apresentadas são as elaboradas pelo Telessaúde ES. Entretanto, no site da BVS, é possível visualizar as SOF produzidas por todos os Núcleos de Telessaúde do Brasil.