Curso: Promoção de Saúde Bucal na Prática Clínica

Garanta sua inscrição:

Me Inscrevi no curso. E agora?

Salientamos que este curso não possui tutoria, entretanto a cada Módulo você poderá expor suas dúvidas no Fórum de Dúvidas Frequentes que será respondido pela professora que elaborou o material didático deste curso, para apoiá-lo durante a caminhada.

Informações importantes para melhor orientar o estudo:
1. Para garantir a permanência do(a) aluno(a) no curso, é preciso que o(a) mesmo(a) acesse a plataforma do curso até a data do início do Módulo 2, ou seja, dia 11/06/2019;
2. Para garantir a permanência do(a) aluno(a) no curso é preciso que o(a) mesmo(a) realize as atividades do Módulo 1 e do Módulo 2 até a data de início do Módulo 3, ou seja, até a data de 25/06/2019;
3. Faça um plano de atividades semanal, com as tarefas a serem cumpridas e o tempo/horas que pretendem dispor para cada uma delas;
4. Seja constante, realize estudos diários de pelo menos 1 hora;
5. Esteja preparado para estudar de forma independente, lembrando que esse curso não possui tutoria.

Acesso ao Educa Salus (plataforma de cursos)

Mais detalhes sobre o curso

Carga horária total: 80 h (Cirurgiões-dentistas) / 60 h (Técnicos em Saúde bucal e Auxiliares em Saúde Bucal)
Inscrições: 13/05 à 23/05/2019

Início do curso: 28 de Maio de 2019
Término do Curso: 30 de Julho de 2019

Objetivo: Discutir a importância do modelo de Promoção de Saúde Bucal na prática clínica, visando à criação de condições favoráveis para que o indivíduo possa resistir ao ataque das doenças bucais. Entender que a Equipe de Saúde Bucal é o sujeito da prática odontológica capaz de, efetivamente, promover saúde bucal.

Público-Alvo: Equipe de Saúde Bucal (Técnicos e Auxiliares – Módulos 1, 2 e 4) Dentistas (Módulos 1, 2, 3 e 4).

Professora(s) conteudista(s):

Profa. Karina Tonini dos Santos Pacheco
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado e Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do Tele-Saúde Bucal do Telessaúde Espírito Santo.Tem experiência nas áreas de Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Prevenção das Doenças Bucais, Educação em Saúde, Políticas Públicas, Vigilância em Saúde e Ensino Superior. É Professora Associada do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Porfa. Dra. Carolina Dutra Degli Esposti
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca”, Fiocruz. Professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Espírito Santo. Chefe do Departamento de Medicina Social/UFES.

Módulo Objetivo Data Carga Horária
Módulo 1: Modelo cirúrgico-restaurador X Modelo de Promoção de Saúde
Compreender que a prevenção e o tratamento das doenças bucais deverão ser realizados conforme as causas das doenças e o conceito de risco.
28/05 a 10/06
Módulo 2: O papel dos profissionais de saúde bucal na Promoção de Saúde Bucal
Compreender o papel da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família e de cada profissional que a compõe.
11/06 a 24/06
Módulo 3: Bases clínicas da Promoção de Saúde Bucal
Compreender as etapas e os procedimentos clínicos com base na filosofia de promoção de saúde.
25/06 a 15/07
Módulo 4: Educação como estratégia para a promoção de saúde bucal
Compreender o papel da Educação em Saúde Bucal na Promoção de Saúde Bucal.
16/07 a 30/07