Telessaúde do Hucam inicia novo atendimento em tempo real

A Unidade de Telessaúde do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) inicia na sexta-feira (03/06) o atendimento em tempo real de teleconsultoria em Ginecologia e Obstetrícia para profissionais de atenção primária em saúde cadastrados.

O objetivo do serviço é responder as questões surgidas nas atividades das equipes de Saúde da Família e transformá-las em soluções de problemas e em aprendizado. É um apoio assistencial e tem caráter educacional, com base nas mais atuais evidências cientificas.

A Unidade de Telessaúde do Hucam é a unidade técnico-científica que planeja e executa as ações de Telessaúde ES, junto com parceiros da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Federal do Espírito Santo, com expertise em ofertar produtos de teleducação e teleconsultoria.

A médica telerreguladora da Unidade de Telessaúde do Hucam, Valesca Rodrigues Lucena, estará de plantão todas as sextas-feiras, das 9h ao meio dia. Valesca é especialista em Ginecologia e Medicina da Família e Comunidade.

Quando a teleconsultoria é feita on-line, em tempo real, é chamada de síncrona. Nesta modalidade, a questão é enviada pelo solicitante e posteriormente respondida pelo teleconsultor em tempo real, através de uma webconferência após um agendamento prévio. Cada sessão pode durar até 30 minutos. As demandas por teleconsultorias síncronas, em geral, envolvem casos clínicos de pacientes ou questões de saúde mais complexas e interdisciplinares.
Por sua vez, a teleconsultoria assíncrona (off-line) é realizada no Hucam desde 2013.

Com base na experiência de outros estados, a cada duas teleconsultorias solicitadas por profissionais médicos um encaminhamento de paciente para outros níveis de atenção é evitado.

FONTE: EBSERH

Fechar Menu